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segunda-feira, 30 de junho de 2014

O uso de Gibis na alfabetização das Crianças




Linguagem visual e características lúdicas fazem das histórias em quadrinhos bons instrumentos para a alfabetização, mas nem sempre eles foram bem vistos dentro da escola


Por muitas décadas, as histórias em quadrinhos foram vistas à margem do que se entende por leitura. Uma visão equivocada porque os quadrinhos são e sempre foram leitura igualmente válida. De fato, hoje não há mais dúvidas sobre o valor desse tipo de narrativa. Tanto que os quadrinhos são recomendados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e reconhecidos como uma ferramenta de alfabetização.
 
 As histórias em quadrinhos são também um instrumento de grande importância no processo de desenvolvimento da leitura e da escrita no processo de alfabetização, porque as crianças naturalmente gostam desse tipo de linguagem.
Outro fator que torna os quadrinhos tão atraentes para as crianças é a ligação emocional que elas costumam desenvolver com os personagens.
 
Se hoje os gibis são utilizados nas salas de aula e consagrados pelos professores e pesquisadores, saiba que esta visão nem sempre foi assim por parte das escolas e principalmente por parte dos docentes. Segundo  Maria Angela Barbato Carneiro, professora titular do Departamento de Fundamentos da Educação e coordenadora do Núcleo de Cultura e Pesquisas do Brincar da Faculdade de Educação da PUC-SP,  "os quadrinhos usados atualmente em sala de aula eram vistos como concorrentes dos livros de alfabetização, entendidos, portanto, como uma distração prejudicial ao aprendizado." “Os quadrinhos apareceram com mais frequência dentro da escola a partir da metade do século passado. Primeiro, porque quase não existiam. Segundo, porque havia esse preconceito contra eles."

vale a pena salientar ainda que, para a formação de um leitor competente, capaz de usar a linguagem em diferentes contextos e situações, é extremamente necessário que os alunos tenha acesso garantido aos mais variados tipos de leitura.  Estes variados tipos de gênero textuais, desenvolve habilidades específicas nos alunos, por isso, é imprescindível  que todo o aluno, seja ele da educação infantil, educação básica ou da EJA, tenham disponíveis diferentes fontes de leitura, como jornal, livros, revistas e histórias em quadrinhos. 
 
Outro fator importante nisto, é a participação da família que tem sua participação vital no processo de ensino-aprendizagem, quando disponibiliza para suas crianças, os mais variados tipos de gêneros de leituras. é importante que cada família disponibilize por exemplo: os jornais e livros que abordem temas variados; Revistas que abordem os temas de interesse do aluno leitor. Além disso, a escola e os professores juntamente com a família, tem o papel de formar cidadãos leitores autônomos não somente passivos mas também críticos e ativos, formadores de opinião.
 
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