"A escola só avança quando todos aprendem. Como educadores, essa é a nossa missão"
http://revistaeducacao.uol.com.br/textos/205/qualidade-sim-mas-para-todosa-escola-so-avanca-quando-todos-311290-1.asp
Por: Revista Educação - UOL - Claudia Fadel
O Brasil vive hoje o grande desafio de oferecer mais qualidade de
ensino. Ao contrário do que muitos pensam, este não é um desafio apenas
da rede pública. As escolas particulares também vivem o mesmo processo,
ainda que muitas vezes motivadas pela pressão da opinião pública, com a
divulgação dos rankings do Enem, e pelo gargalo cada vez mais estreito
do acesso ao ensino superior.
Evidentemente, ninguém poderia ser contra um ensino com
standards mais altos de excelência acadêmica. Mas é preciso cuidado. A
elevação da qualidade acadêmica não pode ocorrer em prejuízo de uma
concepção mais ampla do papel da escola e do ensino médio, que envolve
aspectos como a formação de valores, vivências culturais e artísticas,
desenvolvimento psicossocial.
Ainda há outro risco nessa corrida por posições: não podemos
confundir a excelência acadêmica com a formação de campeões do Enem e
dos vestibulares.
Nossas salas de aula ainda se dividem entre a turma do fundão e os
que sempre se dão bem nas avaliações e são pejorativamente chamados de
nerds. As experiências internacionais consagradas, como a finlandesa,
mostram que a qualidade se alcança quando todos avançam, ou seja, quando
se cria uma comunidade de aprendizagem.
Mas uma tradição historicamente pouco inclusiva ainda resiste nas
escolas. A taxa de reprovação na 1a série do ensino médio público chega a
18% . Na rede privada, a média de reprovados nesta série chega a 10%.
Nada justifica esse estado de coisas a não ser uma cultura pedagógica
adequada para quem vai bem e ineficiente para quem vai mal. Não se
culpem os professores: a comunidade escolar como um todo convive com o
fracasso escolar como sinal de incompetência do aluno, de quem se
desiste com facilidade.
Para vencer o desafio da qualidade de ensino, precisamos fazer mais
do que exigir desempenho dos alunos, aumentar a carga de estudos e
apertar as avaliações. Temos de introjetar a ideia de que a escola só
avança quando todos aprendem – e assumir que, como bons educadores,
fazer todos aprenderem é nossa missão.
*Claudia Fadel é diretora da Escola Sesc de Ensino Médio e doutoranda em Educação na Columbia University, em Nova York.FONTE: REVISTA ESCOLA - UOL <http://revistaeducacao.uol.com.br/textos/205/qualidade-sim-mas-para-todosa-escola-so-avanca-quando-todos-311290-1.asp> ACESSO EM: 03/06/2014
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